Como afinar uma guitarra – Truques fáceis e dicas profissionais

Qual é a primeira coisa que você deve fazer toda vez que pega um violão? Resistir ao impulso de triturar por um momento, e ter certeza de estar em sintonia.

Se você está apenas começando a tocar o violão, um instrumento desafinado pode ser incrivelmente frustrante e fazer com que cada nota soe como um erro. Saber afinar corretamente um violão garantirá que você sempre soará o melhor de si quando tocar.

Este guia lhe ensinará exatamente como afinar um violão usando vários métodos diferentes para que você possa tocar como um profissional.

Como afinar uma guitarra

A mecânica de afinar um violão é simples. Para ajustar o tom de uma corda, gire a chave de afinação correspondente da corda na cabeça do violão. (Dica: aqui está nosso guia para as partes de um violão).

Afastando a chave de afinação de você, a corda será apertada e sua afinação será aumentada. Por outro lado, virando a chave de afinação na sua direção, você afrouxará a corda e baixará seu tom.

Como afinar usando a afinação padrão da guitarra

A maioria dos guitarristas afina seus instrumentos para “afinação padrão”. Se você está apenas começando a tocar e não tem certeza de qual afinação usar, você deve ficar com a afinação padrão por enquanto. À medida que você fica mais confortável com seu instrumento, sinta-se à vontade para experimentar outras afinações para conseguir sons diferentes com o violão.

As cordas do violão são numeradas de um a seis, começando com a corda mais alta.

Notas de afinação das cordas do violão
Você normalmente nomeia as cordas em ordem ascendente, começando com a corda seis: E, A, D, G, B, E. Dê uma olhada na imagem a seguir para ver a que nota cada corda deve ser afinada. Note que suas cordas mais alta e mais baixa são ambas E, a mesma nota espaçada duas oitavas de distância.

Cada nota corresponde à altura que sua corda deve produzir quando tocada aberta, sem segurar nenhum dos trastes. Quando você estiver afinando, é melhor começar com a sexta corda e trabalhar para baixo.

Como afinar a guitarra com um afinador cromático ou de passo
Quando você está aprendendo a afinar um violão, é muito importante ter um método confiável para encontrar o tom certo para cada corda. A maioria dos guitarristas ou usa um afinador eletrônico, um aplicativo ou outro instrumento. Cada método vem com prós e contras.

Para a maioria dos iniciantes, usar um afinador é a maneira mais simples de encontrar o tom certo para o seu violão. Os afinadores vêm em algumas variedades diferentes. Os afinadores cromáticos “ouvem” a nota que você está tocando e mostram o tom que sua corda está afinada atualmente. Você poderá ver se seu violão é afiado ou plano, e também ver quando você ajustou a corda para a nota correta. Aqui está um vídeo para mostrar como é este processo:

Os afinadores de passo tocam o tom de cada corda, e você deve combinar cada nota por ouvido. Você também pode obter um garfo de afinação, que você golpeia para produzir o tom correto para sua corda de violão. Se por acaso você estiver perto de seu computador quando surgir a necessidade de afinar, é fácil encontrar um afinador de violão online gratuito, como este da Fender. Há também muitos aplicativos de “afinação de meu violão” disponíveis em seu smartphone.

Se você decidir investir em um afinador ou diapasão, pergunte-se se você é uma pessoa mais visual ou se desenvolveu um “ouvido” para notas musicais e intervalos. Pessoas visuais e músicos iniciantes se beneficiarão muito com o uso de um afinador cromático, e com o tempo poderão começar a desenvolver um ouvido melhor para a música, usando um afinador como guia.

Se você se sentir confiante em sua capacidade de ouvir e distinguir o tom (ou se gostar de um desafio), poderá ficar mais feliz com um diapasão ou um afinador que toca tom.

Como afinar uma guitarra sem um afinador de passo

Se você se vê tocando solo sem afinador, você pode fazer um violão soar decente, afinando-o “para si mesmo”. Confira este útil tutorial ou siga os passos abaixo.

Comece com sua sexta corda segurada no quinto traste. Agora você está tocando um A em sua corda E. Ajuste sua quinta corda, a corda A, até que sua corda A tocada em aberto corresponda ao tom da corda E tocada na quinta traste. Pode ser útil cantarolar a nota correta enquanto você afina sua corda aberta, para que possa ouvir se a corda está afinada muito apertada ou solta.

Em seguida, afine sua corda D para combinar com o tom de sua corda A tocada no quinto traste. Você pode continuar afinando cada corda ao quinto traste da corda acima dela, exceto para a corda B. Para afinar sua corda B, segure a corda G no quarto traste. Se cada corda for afinada no intervalo correto da corda seguinte, seu violão soará bem por si só.

Como afinar uma guitarra combinando a inclinação com um teclado

Se você não tem um afinador de violão à mão, mas tem acesso a um piano, você pode usar o piano para encontrar o tom correto para seu violão. A afinação para um piano ou teclado é uma ótima maneira de obter o tom correto para seu violão, e é especialmente útil se você estiver tocando junto com um pianista ou outro instrumento.

Basta afinar sua sexta corda para o E duas oitavas abaixo do meio C. A partir daí, você pode afinar seu violão para si mesmo ou continuar a combinar cada tom com as notas certas enquanto sobe o teclado. Como bônus, esta afinação pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de procura de notas no piano!

Afinações de guitarra alternativa
O que Joni Mitchell e Black Sabbath têm em comum? Está tudo na afinação! Ambos os artistas usaram frequentemente afinações alternativas para obter sons únicos de seus violões. Uma vez que você tenha um bom domínio da afinação padrão do violão, pode ser muito divertido experimentar afinações alternativas de violão. Há centenas de afinações alternativas possíveis para o violão, mas duas das afinações alternativas mais comuns são Drop D e Open G.

Afinação do Drop D
Afinar seu violão para o Drop D é muito simples. Comece com seu violão na afinação padrão, e apenas afine sua sexta corda um passo completo de E a D. Você também pode afinar a corda E até que ela combine com o mesmo tom da corda D, mas uma oitava mais baixo. Canções famosas na afinação do Drop D incluem a “Dear Prudence” dos Beatles, a “Everlong” dos Foo Fighters e a “Harvest Moon” de Neil Young.

Afinação do G aberto
Se você ama o violão de Keith Richards tocando nos Rolling Stones, você já é fã da afinação Open G. Em Open G, suas cordas de violão são afinadas nas notas do acorde G, assim, quando você toca o acorde Open G, você já está tocando um acorde completo. A partir da sexta corda, afine para as seguintes notas: D-G-D-G-B-D. Esta é uma ótima afinação para explorar se você estiver interessado no violão de slide bluesy!

Afinação DADFAD
Esta é outra sintonia aberta que é popular na música blues. Em vez de afinar um acorde G como com Open G, o DADFAD afina seu violão para um acorde D menor aberto. Para mudar esta afinação para um acorde em Ré maior, basta afinar a nota em Fá até Fá# – você terá então o DADF#AD. Esta afinação soa muito bem com cordas abertas, portanto é uma boa opção para aqueles que ainda não conhecem nenhum acorde, mas ainda querem produzir um som poderoso. Se você conhece uma criança que gosta de bater nas cordas abertas, afine o violão para o DADFAD primeiro!

Com que freqüência eu deveria afinar um violão?
Os violões são instrumentos sensíveis. A madeira em seu violão se expande e se contrai ligeiramente devido às mudanças de temperatura e umidade. Por sua vez, ela pode alterar a tensão das cordas e faz com que elas fiquem desafinadas. Você pode notar que seu violão fica desafinado ao tocá-lo, se você tiver a tendência de tocar com muita força ou de dobrar os grampos com freqüência.

Devido à sensibilidade do violão, é melhor afinar no início de sua prática, e novamente a qualquer momento você sente que ele não soa bem. Você notará que até músicos profissionais ocasionalmente precisam dedicar algum tempo durante as apresentações para afinar um violão. As novas cordas também precisarão ser afinadas com mais freqüência até que elas entrem em cena.

Como posso fazer com que minha guitarra fique mais tempo afinada?
Mantenha seu violão afinado por mais tempo, mudando suas cordas regularmente. Dependendo de quantas vezes você tocar, talvez você queira mudar suas cordas de uma vez por mês para uma vez por semana. Quando você não estiver tocando, guarde seu violão em uma caixa dura em local fresco e seco para evitar mudanças de calor e umidade. Também é uma boa idéia limpar as cordas com um pano limpo e seco quando você terminar de tocar para evitar que os óleos dos dedos corroam as cordas.

Se você seguir estas dicas, mas ainda tiver problemas com o violão desafinado, pode haver um problema com a entoação de seu instrumento. A entoação se refere à capacidade de seu instrumento de segurar o passo para cima e para baixo no tronco. O exemplo mais comum de entonação ruim é quando as cordas abertas em seu violão soam afinadas, mas as notas tristes soam desafinadas.

A entoação pode ser afetada pelo desgaste ao tocar seu violão ou pela forma como seu violão foi fabricado. Visite uma loja de violões e peça-lhes para dar uma olhada na entonação de seu violão. Eles poderão ajudá-lo a encontrar a solução certa para seus problemas de afinação.