COMO AFINAR SEUS TAMBORES

Um dos aspectos mais negligenciados e mal entendidos da afinação de tambores é a afinação de tambores. Embora os tambores geralmente não estejam sintonizados em grampos específicos, eles precisam ser sintonizados para produzir tons claros e cheios.

Aprender a afinar sua bateria fará você soar melhor e o incentivará a tocar com mais freqüência. Com a afinação adequada, até mesmo um kit de bateria para iniciantes pode soar muito bem.

O QUE VOCÊ PRECISA ANTES DE AFINAR SEUS TAMBORES

A afinação de tambores requer apenas alguns itens básicos:

Uma chave de tambor. A primeira coisa que você precisará para afinar seus tambores é uma chave de tambor. Uma chave de tambor é uma pequena ferramenta que é usada para apertar ou soltar as hastes de tensão que controlam o passo do tambor.

Apertar as hastes de tensão faz com que o passo do tambor suba; afrouxar as hastes de tensão fará com que o passo baixe. As chaves do tambor também podem ser usadas para ajustar as ferragens, tais como os suportes de alta qualidade e os pedais do tambor.

Uma vareta de tambor. Você precisará de baquetas para bater nas cabeças enquanto as afina.

DICA PROFISSIONAL: TENHA SEMPRE SUA CHAVE DO TAMBOR!

Embora não seja necessário, alguns bateristas usam duas teclas de tambor ao afinar as cabeças de tambor para que possam afinar lados opostos da cabeça ao mesmo tempo, dando-lhes a mesma tensão. Os técnicos profissionais de bateria (as pessoas que montam e mantêm conjuntos de bateria para bandas de nível profissional) às vezes empregam uma mesa giratória, o que lhes permite girar os tambores com facilidade à medida que ajustam a afinação do tambor.

AS PARTES DE UM TAMBOR

Os tambores são um instrumento de percussão. Seu som é produzido quando uma cabeça de tambor é golpeada à mão ou com um bastão ou macete. As pessoas tocam tambores há milhares de anos, mas o que pensamos como a bateria moderna só foi desenvolvido por volta da década de 1920.

Com o advento do pedal do tambor e o desenvolvimento do hi-hat, os bateristas finalmente tinham tudo o que precisavam para dirigir uma banda. Os próprios tambores evoluíram de cabeças de pele de animais fixadas com cordas para um sistema moderno que utiliza várias peças.

Para entender completamente como os tambores funcionam, primeiro é preciso entender quais são suas diferentes partes e o que eles fazem.

Observe cada uma das seguintes coisas enquanto você monta seu conjunto de bateria:

HOOPS DE TIRO

O aro do tambor é uma peça redonda de metal que segura as cabeças no tambor. Os arcos do tambor e os arcos do tambor são às vezes feitos de madeira. Cada tambor geralmente tem um aro superior e um inferior, um para cada uma das cabeças do tambor.

BANCO DE TORNEIO

A casca é o corpo de madeira do tambor. Bordo, bétula, carvalho, cerejeira e mogno são madeiras comuns usadas para tambores. Cada tipo de madeira produz um tom ligeiramente diferente. Alguns tambores têm um acabamento de madeira natural, corada, e outros têm um “embrulho”, um material sintético colorido que é muito durável. As conchas dos tambores podem também ser feitas de metal. Isto lhes dá um tom mais alto e brilhante.

RODAS DE TENSÃO

As hastes de tensão são colocadas através dos arcos e apertadas ou soltas para obter o som que se deseja. Uma extremidade da haste de tensão é rosqueada; a outra extremidade tem uma cabeça quadrada. Como você pode adivinhar, as hastes de tensão proporcionam tensão nas cabeças do tambor. Ao afinar as cabeças do tambor, você precisará ajustar essa tensão uniformemente em todas as hastes de tensão. Se uma parte do tambor estiver solta e outra estiver apertada, o tambor não produzirá um bom tom.

LUGS DO TAMBOR

Os tampões são fixados à concha do tambor, e a parte rosqueada da haste de tensão é inserida na argola. A maioria dos tambores terá oito ou 10 olhais. Alguns tambores mais antigos podem ter seis ampolas. O número de olhais pode afetar a estabilidade da afinação e o som do tambor.

TAMBORES

Os tambores de baixo têm garras de tambor. As garras são peças metálicas que cabem sobre os arcos para prender os arcos à casca. As hastes de tensão são colocadas através dos orifícios das garras e depois enroscadas nos olhais e apertadas.

FUNDO (RESSONANTE) CABEÇA DO TAMBOR

A cabeça inferior do tambor é chamada de cabeça ressonante. A cabeça ressonante irá moldar os tons de fundo, ou ressonância, do tambor. As cabeças ressonantes mais finas são mais sensíveis, enquanto as cabeças ressonantes mais grossas têm um som mais escuro. Como a cabeça ressonante não é atingida diretamente, elas podem durar mais do que as cabeças superiores, mas eventualmente elas se desgastarão e precisarão ser substituídas.

TOPO (BATERIA) CABEÇA DO TAMBOR

A cabeça superior é chamada de cabeça de batedor. Ela controla o ataque e o “anel” (os tons indesejados) do tambor. As cabeças dos batedores podem ser de lona simples ou dupla. Os cabeçotes de uma lona são mais altos e brilhantes, mas têm menos durabilidade que os cabeçotes de duas lonas. As cabeças de bateria também podem ser revestidas ou não revestidas. Os cabeçotes revestidos geralmente soam um pouco mais “secos” e mais escuros.

RESPIRADOUROS

Os respiradouros podem ser facilmente ignorados, mas na verdade são muito importantes quando se pensa em como os tambores funcionam. Estes pequenos orifícios de ar são incorporados aos tambores e permitem que o ar escape da concha do tambor quando os tambores são atingidos. Isto permite que os tambores “respirem” à medida que as vibrações das cabeças ressoam. Os respiradouros também melhoram a sensação do bastão do tambor.

COMO AFINAR SEUS TAMBORES PASSO A PASSO

Tuning your drums only takes a few minutes, but it’s well worth the time you put in. You’ll love your sound, and all it takes is following a few basic steps.

DECIDIR SE VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO COM UMA CABEÇA DE TAMBOR NOVA OU AFINANDO SUA CABEÇA DE TAMBOR ANTIGA

Conforme você pratica, você pode notar o tom dos tambores mudando. Quanto mais você tocar, mais seus tambores precisarão ser afinados. Após o uso extensivo, as cabeças dos tambores precisarão ser substituídas. As cabeças antigas também não aguentarão a afinação, e eventualmente elas se desgastarão e quebrarão.

Há muitos tipos de cabeças, então que tipo de cabeça você deve usar? Cada tipo de cabeça produz um tom diferente, e algumas são mais duráveis do que outras. As cabeças de tambor geralmente são feitas de diferentes tipos de plástico:

De uma só camada: As cabeças de tambor de lona única são o tipo de cabeça mais comum. Eles produzem um som mais brilhante e são o tipo de cabeça menos durável. Este tipo de cabeça de tambor é bom para jazz e rock leve.

De duas camadas: As cabeças de bateria de duas camadas soam mais escuras e são melhores para música heavy metal e estilos mais pesados e barulhentos. Têm um som mais escuro e são mais duráveis.

Cabeçotes revestidos: As cabeças de tambor revestidas têm um revestimento pulverizado que escurece o tom do tambor e reduz a quantidade de “anel” ou overtones. Também são mais duráveis do que cabeças não revestidas, ou transparentes. Os cabeçotes revestidos podem ser de uma ou duas camadas.

Cabeçotes pré-amplificados: As cabeças de tambor pré-amplificado têm um sistema de amortecimento embutido para controlar os sobre-tons do tambor. Estes também são chamados de silenciadores e são mais comumente encontrados em tambores de pontapés. Eles produzem um som muito controlado e focalizado, com menos sobre-tons.
Em geral, se você toca regularmente, é uma boa idéia trocar suas cabeças de bateria a cada seis meses para um ano. O tambor de laço é atingido com mais freqüência, portanto pode precisar ser substituído com mais freqüência. As cabeças dos tambores geralmente duram mais tempo. As cabeças ressonantes não precisam ser substituídas com tanta freqüência quanto as cabeças de bateria; geralmente é possível trocá-las a cada segundo ou terceira vez que se trocam as cabeças de bateria.

COMO TROCAR AS CABEÇAS DOS TAMBORES

Quando chegar a hora de trocar de cabeça, as cabeças antigas precisarão ser removidas soltando as hastes de tensão e removendo os arcos. Tenha cuidado para manter o controle de todas as hastes de tensão e garras. Uma vez removidos os arcos e as hastes, pegue um pano e limpe a borda da concha do tambor para remover qualquer poeira.

Em seguida, coloque a nova cabeça sobre a concha do tambor. Você quer centralizar a nova cabeça para garantir que ela fique uniformemente sobre o tambor para que possa ser sintonizada para igual tensão através do tambor. Coloque o aro sobre a cabeça e depois insira as hastes no orifício do aro e enrosque-as nos olhais. Aperte-as até que fiquem apenas com os dedos apertados.

CENTRALIZE SUA CABEÇA DO TAMBOR

Quando você coloca a nova cabeça sobre a casca, gire-a ao redor para ter certeza de que está centrada no tambor. Uma vez centrada a cabeça, coloque o aro sobre a cabeça e alinhe-o com os tampões na lateral da concha. Enfie as hastes de tensão e aperte-as até apertar com os dedos.

QUÃO APERTADO VOCÊ DEVE AFINAR SEU TAMBOR?
Ao afinar seus tambores, tenha cuidado para não apertar demais as cabeças. A maioria dos iniciantes tende a afinar seus tambores muito alto e “sufocar” o tom do tambor. Você quer que os tambores toquem claramente com um tom uniforme.

USE UMA CHAVE DE TAMBOR PARA APERTAR CADA HASTE DE TENSÃO EM UM PADRÃO DIAGONAL

Ao afinar suas cabeças de tambor, você usará uma chave de tambor para apertar as hastes de tensão. Usando um padrão diagonal, dê meia volta a cada haste, elevando gradualmente o tambor até o passo. Isto mantém a tensão na cabeça do tambor uniforme. Ao afinar, toque levemente a cabeça do tambor com um bastão próximo à borda da cabeça, usando as hastes como guia. A inclinação de cada área deve ser a mesma se a tensão for uniforme.

ESTICAR A CABEÇA E REMOVER AS RUGAS À MEDIDA QUE VOCÊ VAI

Ao começar a afinar seu tambor, você precisará “sentar” a cabeça pressionando para baixo a cabeça do tambor com as palmas das mãos juntas. Pressione com firmeza, mas não com muita força. Você ouvirá um som de rachadura: Isso é apenas a cola na cabeça rachando e é totalmente normal. Isto estica a cabeça para que ela aguente melhor a afinação. Quaisquer rugas na cabeça do tambor devem desaparecer assim que você começar a colocar a cabeça do tambor em tensão adequada.

AFINAR SEU FUNDO (RESSONANTE) CABEÇA DO TAMBOR

Conforme você afina sua cabeça ressonante, aumente a tensão até que as rugas desapareçam e haja tensão igual em todas as barras de tensão.

DICA PROFISSIONAL: GOLPEAR A CABEÇA RESSONANTE SUAVEMENTE.
Tenha cuidado para não bater com muita força na cabeça ressonante, pois elas são muito finas e não foram projetadas para serem atingidas com tanta força quanto a cabeça do batedor. Se a tensão não for igual, você ouvirá tons estranhos e ondulantes.

REPETIR O PROCESSO DE AFINAÇÃO DO TAMBOR PARA A CABEÇA (BATEDOR)
Agora passe para a cabeça do batedor e repita o processo utilizado para a cabeça inferior. Gradualmente afine o tambor até ficar aproximadamente no mesmo passo que a cabeça de baixo.

AFINE SEU TAMBOR PARA O TOM DESEJADO

Agora você precisará afinar o tambor. Os tambores produzem um tom fundamental quando batidos no centro da cabeça. Este é um tom diferente do que você vai ouvir ao bater próximo às barras de tensão ao afinar.

Silencie a cabeça oposta ao bater algumas vezes no tambor para ouvir o tom. Ajuste o tom fundamental até que você esteja satisfeito com o som. Agora toque o tambor sem emudecer nenhuma das cabeças e veja se o tom está claro e uniforme. Cada tambor tem um alcance que contém as freqüências naturais desse tambor. A afinação abaixo desta faixa soa barrenta e sem graça, enquanto a afinação acima desta faixa fará o som ficar fino e sufocado.

VOCÊ DEVERIA AFINAR SUA CABEÇA INFERIOR MAIS APERTADA DO QUE SUA CABEÇA SUPERIOR?
Há três maneiras de afinar um tambor: cabeça ressonante (inferior) mais alta que a cabeça da massa (superior), cabeça ressonante mais baixa que a cabeça da massa, e ambas as cabeças afinadas com o mesmo tom.

Afinar as cabeças da mesma forma produz o tom mais uniforme, afinar a cabeça inferior mais apertada do que a superior dá às notas uma ligeira curva para cima, e afinar a cabeça inferior mais baixa do que a superior dá à inclinação uma ligeira curva para baixo. Experimente as faixas de afinação do tambor e encontre o som que você gosta.

COM QUE TOM VOCÊ DEVE SE SINTONIZAR?
Embora seja possível sintonizar os tambores em grampos específicos, a maioria dos bateristas sintoniza em relação aos outros tambores do conjunto. Os tambores são normalmente afinados com uma quarta afinação (as duas primeiras notas de “Here Comes the Bride”).

Isto também depende do número de toms; kits de bateria com vários toms podem precisar ser afinados a intervalos mais próximos para permitir que todos os tambores soem melhor e não sejam afinados além de sua confortável faixa de freqüência.